CUIDADO: Anúncios falsos no Facebook. Saiba como não cair em Golpes.

como não cair em golpes, anuncios falsos do facebook

Cuidado com os golpes no Facebook por meio de anúncios patrocinados. Saiba como identificar um anúncio verdadeiro de um falso.

Com final do ano, é muito comum existir anúncios no Facebook oferecendo produtos pelo menor preço. E é principalmente nessa época, que os golpistas aproveitam para enganar as pessoas inocentes com produtos extremamente baratos!

É muito comum encontrar anúncios da Americanas, Walmart, Ponto Frio por meio de nossos direcionamentos oficinais, ou seja, se você pesquisa uma TV na internet é bem comum que apareça anúncios patrocinados do Google e de outras empresas entregando uma TV relacionada ao que você pesquisou, por meio de Cookies, isso são anúncios por direcionamento, que utilizam a sua informação como meio de gerar um clique e uma futura compra.

como não cair em golpes

Lá no Facebook é a mesma coisa, mas é muito diferente do Google, essa rede social está compactando e ajudando diretamente golpistas pela sua plataforma de Ads a aplicar golpes.

O ruim do Facebook ADS, é que ele tem uma personalização por completo daquele anúncio, se o golpista quer criar uma campanha, é possível informar um link para descrição, que não é o mesmo que você vai clicar.

Sendo assim você será enganado automaticamente ao ver o anúncio, utilizando o logotipo de uma empresa conhecida, por um preço super baixo e as pessoas acabam comprando e o link não é nada a ver com site oficial como por exemplo da Americanas.

CUIDADO: Anúncios falsos no Facebook. Saiba como não cair em Golpes.
Demostração do link da propaganda do Facebook falsa

No exemplo acima, é possível observar um exemplo uma TV por apenas r$ 679,90 que é direcionada para o link totalmente diferente, e estranho que aceita pagamentos apenas a vista.

anuncio falso facebook
E se você observar essa página, que é utilizada para o patrocínio, não há nenhuma curtida!

Então se uma pessoa inocente acaba clicando e pagando por esse anúncio, ele é automaticamente excluído pelo administrador e o golpe é feito. Pois, o dinheiro já é dele, e você acaba se prejudicando.

E como o Facebook permite isso?

O Facebook permite a criação de anúncios por qualquer pessoa, mas é preciso que você denuncie para que o anúncio seja removido, simples assim. Não há uma regra muito rigorosa que o Facebook possa deletar uma propaganda Fake automaticamente, e infelizmente isso poderá acontecer mais vezes, sem uma moderação rígida.

Se você cair no golpe virtual, principalmente por meio de anúncios e de um link totalmente camuflado, será quase impossível obter seu dinheiro de volta.

Como denunciar os anúncios falsos no Facebook ?

É muito simples basta tocar nos três pontinhos no canto da tela e em seguida denunciar e dar um feedback daquele anúncio. Feito isso a equipe será alertada.

CUIDADO: Anúncios falsos no Facebook. Saiba como não cair em Golpes.

É correto dizer que o Facebook compactua diretamente com golpistas?

Infelizmente sim, mas não é só Facebook, Mercado Livre, OLX e outras empresas têm anúncios falsos, mas depende de você alertar os moderadores e denunciá-los.
A rede social e esses sites não tem nada a ver com esses golpes, eles serve apenas como meio de impulsionamento daquela propaganda que eles estão pagando,  e é de sua responsabilidade não clicar e comprar.

Dicas para não cair em golpe:

  • Verifique a veracidade do Link
  • Confira se a página é oficial
  • Pelos comentários, analise se há realmente confirmação dos descontos.

Se você encontrar um anúncio desse tipo denuncie, não compartilhe com amigos e nem clique no link, pois, isso irá ajudar os golpistas a informar o Facebook, que aquele link de anúncio é válido e dificilmente será excluído se for denunciado.

 

Sobre Arthur Oliveira

Arthur Oliveira, 30 anos. Formado em Marketing e Administrador do OArthur.com Expert em Produtos Diamante no Google Play e Pay. Desde 2011, escrevo sobre tecnologia, dicas e tutoriais para tentar descomplicar a vida dos usuários de dispositivos eletrônicos e web.

2 comentários

  1. Estou denunciando há algumas semanas, pois esses anúncios aparecem diariamente no meu feed, e constatei que o facebook não faz absolutamente nada para coibi-los. Não adianta denunciar que eles continuam aparecendo, tem uma hora que cansa o braço de tanto fazer denúncia, mas eles continuam aparecendo. Trata-se de uma (ou várias) quadrilha de estelionatários que atua livremente no face, já constatei que essse falsos anúncios estão lá pelo menos desde 2018 e a ladroagem continua sem interrupção. As lojas mais clonadas são Americanas, Magazine Luiza e Casas Bahia. É impressionante também, e muito esquisito, que essas lojas não ligam pra isso, mandei várias denúncias para as Americanas e eles nem responderam.

    • Oi Marcos, pior que já denunciei da mesma forma, e a rede social não faz absolutamente nada.
      Até entrei em contato com o banco, onde esses golpistas recebem pagamentos pelo Boleto Bancário, eles não fazem nada.
      É uma pena esse golpe, e o Facebook não mudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *