Página inicial / Antivírus e soluções / O que fazer se o explorer.exe parar de responder?

O que fazer se o explorer.exe parar de responder?

Devido à sua complexidade, o explorer.exe caracteriza-se por uma utilização muito elevada da CPU, devido sobretudo ao fato de vários processos serem executadas sob diferentes contas de utilizador.

Se o arquivo não se encontra em C:Windows, trata-se possivelmente de um vírus, cavalo de Tróia ou worm, que se apresenta como explorer.exe.

Informações sobre o processo explorer.exe

Por detrás do processo explorer.exe esconde-se um processo central do Windows, o chamado Windows Explorer. Este é responsável, entre outras coisas, pela barra de tarefas, os ícones no ambiente de trabalho e o menu de contexto do botão direito do rato. Apesar de o processo ter de ser iniciado separadamente, o ficheiro explorer.exe está quase constantemente em execução no gerenciador de tarefas. Se a barra de tarefas, os ícones e/ou o contexto de menu do botão direito do rato não funcionam ou desaparecem, é possível que tenham falhado.

 

Para reparar problemas com o explorer.exe é preciso um antivírus, eu recomendo o ESET para uma busca de vírus, e este tutorial para configurá-lo corretamente.

Só que tem o seguinte, se o processo explorer.exe parou, e sua tela está totalmente preta, é preciso reinstalar o Windows a partir de um CD original ou entrar no modo segurança e mover o arquivo explorer.exe do CD para a pasta Windows, que fica em C:Windows
Após essa substituição, o computador voltará ao normal. Estes passos sempre servem comigo.

 

 

Sobre Arthur Oliveira

Arthur Oliveira, 26 anos. Formado em Marketing e CEO do OArthur.com Expert em Produtos Ouro no Google Play e Blogger. Contato: oarthur.com@oarthur.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *