Página inicial / Computador: Problemas e soluções / Dicas de manutenção para computadores e impressoras

Dicas de manutenção para computadores e impressoras

Tecnologias cada vez mais avançadas geram eletrônicos que já são parte fundamental da nossa vida, trazendo praticidade e produtividade. Porém, modelos mais modernos de computadores e impressoras, por exemplo, são também mais caros – o que causa um aperto no coração (e no bolso) quando algum desses equipamentos apresenta problemas. Para evitar isso, saiba agora algumas dicas para prolongar o tempo de uso do seu computador e de sua impressora.

Cuidados com o computador:
Alguns cuidados básicos já ajudam bastante a aumentar a vida útil dos equipamentos. Por exemplo, tenha cuidado com a limpeza: poeira, restos de alimentos, líquidos derramados e outras substâncias podem trazer sérios prejuízos ao funcionamento dos computadores (tanto desktops quanto notebooks).
Além disso, umidade ou calor em excesso também danificam o eletrônico. No caso dos notebooks, outro item que deve ter atenção é a ventilação do PC.

Procure sempre deixar as vias de ventilação da máquina desobstruídas, o que é vital para o processo de resfriamento dos componentes do computador, aumentando seu desempenho e vida útil.
Já sobre o software da sua máquina, dicas simples também podem aumentar o desempenho e prolongar o tempo de uso do seu computador.
Desinstalar programas que não são usados há muito tempo ou que são muito pesados ajuda na performance do PC, tornando-o mais rápido e proporcionando mais fluidez em executar multitarefas.
O mesmo vale para arquivos velhos: uma limpa em suas pastas ajuda a liberar espaço no HD e tornar o processamento de dados mais ágil. Outro cuidado importante é manter drivers, softwares e, principalmente, antivírus sempre atualizados – isso garante o funcionamento correto dos componentes e a segurança dos arquivos, pois evita que malwares e spywares se infiltrem no sistema do computador.

Cuidados com a impressora:
Evite desligar e ligar sua impressora muitas vezes. Caso seu uso seja esporádico, deixe-a desligada; se ela for usada regularmente, mantenha a impressora ligada.
Também procure não desligar a impressora desconectando a fonte de energia diretamente da tomada – primeiro utilize o botão indicado para desativar o parelho.
Outro fator importante é ter muito cuidado com o papel e os cartuchos da impressora. Não deixe papel acumulado na bandeja: isso aumenta as chances de atolamento de papel. Sempre verifique se as folhas estão secas, inteiras e têm tamanho e espessura que são suportados pela impressora.
Já sobre os cuidados com os cartuchos, nunca force o carro de impressão, nem chacoalhe os cartuchos e evite que seus circuitos entrem em atrito. Além disso, quando uma das tintas do cartucho colorido acabar, não dê prosseguimento à impressão somente com as cores que restaram, pois isso pode danificar o cartucho. Também procure usar cartuchos originais ou compatíveis; ter atenção com a compatibilidade e a procedência dos cartuchos é muito importante para que o material tenha qualidade e renda um bom funcionamento – sem causar causar danos à impressora.

Fonte: www.acessoshop.com.br

Sobre Arthur Oliveira

Arthur Oliveira, 26 anos. Formado em Marketing e CEO do OArthur.com Expert em Produtos Ouro no Google Play e Blogger. Contato: oarthur.com@oarthur.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *