Vírus no Facebook, saiba como ficar longe desse mal

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus para uso exclusivo do blog O Arthur.

Com o aumento na criação de perfis em redes sociais como o Facebook, aumentou também a busca dos hackers por maneiras de burlar a segurança online e descobrir informações valiosas sobre os usuários.
Qualquer usuário pode ser vítima dos ataques, basta ter um perfil na rede social e ser pego de surpresa em um dia mais desatento.
Um estudo feito por profissionais da Bitdefender mostra que há um padrão para os acontecimentos, o que pode ajudar o usuário a se proteger melhor.

Bitdefender Antivírus

Isca de Vírus

Foram levantadas as cinco maiores iscas de vírus na rede social, o que revela que não existe um perfil nas vítimas, e sim nos ataques.
Os maiores problemas? Adware e malware, que podem tanto incomodar a usabilidade da rede social quanto adquirir informações importantes divulgadas nas contas.

Veja abaixo quais são as maiores iscas de vírus:

1. Quem viu seu perfil? – 45.5%

2. Novas funcionalidades do Facebook – 29.53%

3. Sorteios – 16.51%

4. Notícias e perfis falsos de celebridades – 7.53%

5. Vídeos com cenas de atrocidades – 0.93%

 

Antivírus com Foco nas Redes Sociais

Bitdefender Antivírus

Por esses e diversos outros motivos é que os melhores antivírus, como o Bitdefender, contam com funcionalidades que protegem as informações dos usuários nas redes sociais.
O Bitdefender Safego, por exemplo, ajuda no monitoramento das configurações de privacidade e varre os links que você recebe de amigos no Facebook. Já o Bitdefender Antivirus Plus 2015 bloqueia o acesso a links infectados que você já tenha clicado antes, prevenindo que o vírus se espalhe ainda mais pelo seu dispositivo.

Outras Maneiras de se Proteger

Se proteger nas redes sociais não é tão simples, mas também não precisa ser um bicho de sete cabeças.
Uma boa prática é pesquisar mais sobre aplicativos, programas e outros sites que pedem para acessar suas informações antes de fazer uso do cadastro rápido via Facebook.

Imagens: Free Digital Photos.

Sobre Arthur Oliveira

Arthur Oliveira, 30 anos. Formado em Marketing e Administrador do OArthur.com Expert em Produtos Diamante no Google Play e Pay. Desde 2011, escrevo sobre tecnologia, dicas e tutoriais para tentar descomplicar a vida dos usuários de dispositivos eletrônicos e web.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *