Veja se o seu site será afetado com o novo algoritmo antipirataria do Google

O novo algorítimo do Google que entrará em vigor ainda esta semana, visa em afetar diretamente, ranking de sites de pirataria a nível extremo e global.

Mas não é de hoje essa mudança, segundo Ars Technica o Google já havia prometido tal mudança em meados de 2012, mas deixou o plano de lado após representantes de gravadoras e de grandes estúdios estúdios, afirmarem que este algorítimo não mudaria nada no rebaixamento de sites com conteúdos pirateado. Mas como dito, este código no nosso gigante de buscas fará toda a diferença a partir de então.

E funciona da seguinte forma:

Quando você realiza uma pesquisa em um determinado site, será possível notar no fim da página, um alerta como esse:

Screen Shot 10-21-14 at 02.45 AM

Significa que esses sites que hospedaram, ou sugeriram links para downloads de conteúdos sem confirmar a propriedade legal, já foram rebaixados nos resultados de pesquisa e excluídos.

Se esse mesmo site, recebeu inúmeras queixas durante todos os anos desde a sua criação, a posição cairá drasticamente a partir de então.

Essa mesma regra, vale para sites que recebem denúncias válidas no Google sobre cópia de conteúdos. Já que as denúncias na DCMA, são infrações ilegais que levou ao criador tomar medidas cabíveis para remoção da URL listada.

Como eu sei que irá afetar o meu site?

Muito simples! como o algorítimo é antipirataria, então a resposta é bem óbvia.

Evite publicar ou disponibilizar downloads de conteúdos protegidos por direitos autorais, como filmes, jogos ou software.

Caso seu site não viole, ou nunca tenha recebido uma denúncia, continue com seu trabalho normalmente, outros sites que se aproveitam do ctrl c + ctrl v já são rebaixadas pelo Google a todo instante.

 

Como descobrir se o meu site está de acordo?

Constantemente, verifique em seu e-mail possíveis mensagens do Google Webmasters sobre violação dos termos.

Para verificar todas as denúncias em seu site, basta acessar:  o webmasters. Se não houver nenhuma, parabéns!

 

Se você tem um site correto, sem nada que viole termos no Google, nem precisa se preocupar. Se alguém copia seus conteúdos, somente os outros serão rebaixados, visando o seu no topo dos resultados.

 

Benefícios

Após o novo algorítimo entrar em ação, vou citar um exemplo para fãs de músicas. Quando vocês forem procurar no Google informações do mesmo ou download, será feito uma grande estratégia a partir de então, que é orientar a visão do usuário para sites legais como Spotify, ou iTunes, ao invés de sites fraudulentos como torrent ou hospedagem, que visam em perdas para a industria musical.

 

Já levei denuncias, e agora?

Quando um site é rebaixado, nem mesmo que exclua os links, ou refaça o SEO trará a posição de volta.

Acreditam-se que outros buscadores possam se aproveitar dessa nova mudança no Google, e comecem a implementar o contrário, fazendo muitos migrarem para outros mecanismos de pesquisa.

Sobre Arthur Oliveira

Arthur Oliveira, 27 anos. Formado em Marketing e CEO do OArthur.com Expert em Produtos Platina no Google Play e Blogger. Conhecido também por dar as melhores dicas e tutoriais do mundo financeiro, celulares, computadores e melhores engajamentos e entendimento sobre as redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *