Home » Computador: Problemas e soluções » Por que o Windows se recusa a usar toda a memória RAM?

Por que o Windows se recusa a usar toda a memória RAM?

Nada melhor do que fazer um upgrade total no computador, comprando alguns pentes de memória ram não é? Desempenho ao máximo a partir de então!

Mas, porque o windows se recusa a não usar toda a nossa memória RAM?

Confira estes dois casos:

Utilizo o Windows 7 (x64) no meu computador e a placa-mãe é capaz de suportar até 32 GB de RAM. Recentemente melhorei meu computador para 20GB de RAM, mas o sistema operacional, diz que apenas 16 GB dos 20 GB que instalei.

 

Tenho um Notebook com windows 8.1 x64  tem capacidade de 8GB de RAM, de fábrica veio 2GB e comprei mais outro pente de 2GB, totalizando 4GB, mas o sistema reconhece apenas 3.67GB.

 

Explicação:

Dependendo da versão do Windows 7, alguns só suportam 16GB de RAM, como o Home Premium, e por isso indica ”utilizável” 16GB dos 20GB total. O que você pode fazer, é migrar para um sistema mais recente que suporte a quantidade de RAM indicada, como o Windows 7 Professional que suporta até 192GB de ram em 64bits.

 

Já no segundo caso, não há nada com que se preocupar. Realmente o Windows pega um pouco de sua memória RAM porque sua placa de vídeo é integrada, e com isso compartilha. Mas não irá afetar no desempenho, ao contrário ficará mais rápido se fez um Upgrade.

Se você alterou alguma configuração no MSCONFIG na escolha máxima de memória RAM, o windows só irá reconhecer apenas 2GB de 4GB. Confira este caso.

Sobre OArthur.com

Arthur Oliveira, 25 anos, Blogueiro, formado em Marketing e CEO do OArthur.com https://www.instagram.com/oarthurcom/

Deixe uma resposta