Roteador travando [Como resolver facilmente em 5 etapas]

Roteador travando: Saiba como resolver facilmente em 5 etapas, se seu roteador, não importa a marca, até mesmo um Tp link, D’link ou Mercusys que esteja travando.

Hoje em dia existem muitas formas de se conectar à internet, seja por cabo ou por meio de wi-fi com ajuda de grandes roteadores conhecidos hoje em dia.

Roteador travando [Como resolver facilmente em 5 etapas]

Não é muito comum observar um roteador travando todo tempo, mesmo que seja no wi-fi ou nas conexões via IP para configurá-lo.

Existe até algumas razões que explicam o motivo desses tratamentos e nesse artigo irei explicar detalhadamente por que isso acontece e quais os motivos que levam a um roteador a travar.

Roteador travando [Como resolver facilmente em 5 etapas]

Roteador travando, saiba como resolver!

Antes de seguir com as instruções abaixo é preciso que você entenda que existem alguns problemas técnicos e até mesmo software relacionado a esses dispositivos, então é preciso que você tenha em mente que algumas dicas abaixo pode não funcionar em certos casos e eu irei detalhar o motivo para que você consiga entender corretamente.

Roteador travando [Como resolver facilmente em 5 etapas]

Por que o roteador trava?

Conflitos de IP

Sabe aquele momento que você configura seu roteador e define o endereço IP para entrar? Pois é, na maioria das vezes é 192.168.0.1, se houver algum conflito local de rede, é bem provável que você não consiga entrar na área de login, para que isso resolva é preciso que você formate, defina outro endereço compatível e assim consiga entrar novamente.

É bem provável que esse erro esteja relacionado a um repetidor ainda irei detalhar mais sobre isso.

Para formatar um roteador, basta pressionar o botão Reset na parte traseira por até 10 segundos.

Roteador travando [Como resolver facilmente em 5 etapas]

Firmware

Em alguns casos está ligado diretamente ao firmware do dispositivo, isso significa que uma atualização recente ou a versão atual do firmware esteja corrompida, a solução nesse caso é realizar uma restauração para que um teste possa ser feito e verificar se resolve.

Siga as instruções deste link, como exemplo, de como atualizar um Firmware do seu Fabricante.

Roteador travando [Como resolver facilmente em 5 etapas]

Hardware

Se não for o Firmware, e sim Hardware, é bem provável que exista relação a problemas internos que levam um roteador, por exemplo bem antigo, levar a entender que está nos últimos dias. Peças danificadas com o tempo, ou até mesmo guardado durante anos pode ter seu desempenho cortado. Por isso, verifique se há Firmware recente, ou se uma formatação resolve.

Roteador travando [Como resolver facilmente em 5 etapas]

Travando WiFi

Não é comum que um roteador, independente de que marca seja, fique travando o wi-fi, mas isso pode estar relacionado também aos canais e aos tipos de segurança que você tenha definido.

Então se você quer configurar corretamente o seu wi-fi defina essas seguintes especificações para que não haja nenhum travamento futuro.

Segurança da senha: WPA/WPA2-PSK Mixed

Rede 2.4Ghz: Canal 11 ou 13 B/G/N

Rede 5Ghz: Canal 36 a/n/ac

Roteador travando [Como resolver facilmente em 5 etapas]

Roteador repetidor travando

Se você tem na sua casa um repetidor, em um roteador primário, é preciso que você nunca utilize o mesmo endereço de IP para entrar em ambos, pois, haverá um conflito entre redes locais e será impossível entrar em ambas as configurações.

Então para que você resolva facilmente realize uma formatação, e no roteador primário, defina o endereço 192.168 0.1 e no secundário 192.168.1.1 para que não haja conflitos.

Espero ter ajudado vocês com essas informações super importantes em relação ao tópico. Você conhece alguma outra? então comentem abaixo nos comentários e até mesmo se as soluções citadas acima resolveram seu problema

Sobre Arthur Oliveira

Arthur Oliveira, 27 anos. Formado em Marketing e CEO do OArthur.com Expert em Produtos Platina no Google Play e Blogger. Conhecido também por dar as melhores dicas e tutoriais do mundo financeiro, celulares, computadores e melhores engajamentos e entendimento sobre as redes sociais. Contato: oarthur.com@oarthur.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *