Google AdSense: 15 dicas das melhores posições de anúncios em sites

Google Adsense: Entenda as melhores posições de anúncios para seu site ou blog, gere mais impressões, cliques e dinheiro extra pela internet.

[lwptoc]

O Google AdSense é uma ferramenta de publicidade do Google, que tem como finalidade a inclusão de anúncios gerados pela ferramenta Google AdWords de parceiros e anunciantes que sejam exibidos em blogs sites e canais do YouTube e aplicativos e jogos.

Aposto como você já deve ter observado que em alguns games aparecem anúncios ou até mesmo em propagandas no seu Android, acreditem aquilo são anúncios patrocinados do esses no qual anunciantes geraram aquele conteúdo e de alguma forma você foi um público-alvo específico para exibir o mesmo.

Essa ferramenta é ótima para ganhar dinheiro na internet com seus conteúdos seja ele jogos aplicativos e até mesmo vídeos no YouTube como citado acima, mas se você tem um site é preciso seguir algumas simples etapas para identificar onde são as melhores posições e assim evitar perda de ganhos ao longo do dia.

Você sabia que é possível aumentar a sua receita, apenas identificando um local onde seu anúncio possa ser carregado e  notado mais facilmente? Pois é, nesse artigo eu irei indicar as melhores posições para seu blog e como funciona o Active View, um recurso que indica os melhores anúncios para você focar unicamente neles.

Google AdSense: 15 dicas das melhores posições de anúncios em sites

Melhores posições do Google AdSense para seu site

Para identificar as melhores posições do Google Adsense, é preciso que você siga algumas etapas bem simples. Eu separei as 13 mais importantes, para que você realize e analise cada detalhe informado, e aplique no seu site na internet, tudo bem? vamos lá!

Template responsivo

Google AdSense: 15 dicas das melhores posições de anúncios em sites

Templates responsivos, tem como finalidade entregar ao usuário móvel ou desktop, uma navegação mais simples rápida e até mesmo segura.

Temas personalizados desse tipo se ajustam automaticamente a tela, sem a necessidade de instalar plugins ou serviços que comprimam uma navegação na tela do seu computador ou celular.

Um ponto Interessante nesse quesito em relação as melhores posições do Google AdSense no seu blog para gerar uma melhor receita, um template responsivo pode entregar uma melhor vantagem do que um tema padrão, por exemplo lá no blogger.

Isso acontece porque alguns não são compatíveis para celulares e como existem diferentes tipos de tela, alguns podem não se ajustar automaticamente, fazendo com que aquele banner seja esquecido ou até mesmo não carregado.

Para que isso sirva de conselho, se você utiliza um Blog ou WordPress, sempre opte por instalar temas responsivos, então se você possui um, basta seguir as etapas abaixo para identificar, e lá no final observar as melhores posições do seu site, já que isso é diferente entre cada página na Web.

WordPress

Google AdSense: 15 dicas das melhores posições de anúncios em sites

Se você utiliza o WordPress, já é um bom caminho andado para conseguir adquirir melhores vantagens em relação à blocos de anúncios nas páginas da web pelo Google Adsense, isso acontece porque o sistema é totalmente diferente ao contrato do blogger, com ele você pode utilizar plugins, temas responsivos e algumas configurações pelo código da página, conseguindo incluir qualquer tipo de bloco de anúncio nas posições adequadas sem precisar de nenhum tipo de modificação avançada.

Plugins do WordPress

Google AdSense: 15 dicas das melhores posições de anúncios em sites

Plugins que gerenciam blocos de anúncios e publicidade na internet como por exemplo Google Adsense, pode ser uma ótima vantagem para identificar as melhores posições.

Lá na loja do WordPress, possui uma gama de plugins nessa categoria. Então se você quer aplicar na sua página na internet, separei a lista de alguns dos melhores, para que você possa instalar o mais adequado seu perfil, que seja fácil de configurar. Bom, deixando logo claro eu recomendo o plugin Ad iinserter, ele é gratuito e tem muitos recursos liberados.

Plugins para Google Adsense no WordPress:

Blogger

Google AdSense: 15 dicas das melhores posições de anúncios em sites

Se você tem um blogger vai ser um pouco mais difícil identificar as melhores posições dentro das páginas, isso porque é bem provável que o tema não seja responsivo e para identificar as posições recomendadas, é preciso realizar alguns testes que ainda irei citar abaixo, para que fosse aplicar, e dentro de até algumas semanas ver qual bloco está obtendo melhores resultados na sua página.

O Google Adsense é compatível com Blogger, você pode até seguir as dicas deste link como implementar https://support.google.com/blogger/answer/1269077?hl=pt-BR

Anúncios automáticos

Google AdSense: 15 dicas das melhores posições de anúncios em sites

Os anúncios automáticos podem ser o vilão para descobrir qual bloco está gerando maior lucro na sua página da internet. Isso é porque o próprio nome diz, ele é automático. Ele vai encontrar as melhores posições na sua página e assim gerar um anúncio de valor mais alto e com possível clique (cpc) também otimizado.

Se você trabalha com blocos fixos e nota uma perda de ganhos, pode ter relação a posições não recomendadas. Mas, se você utiliza anúncios automáticos e está obtendo um lucro bem alto, recomendo que você não utilize as dicas desse artigo, porque se você está conseguindo muitas impressões e cliques sem precisar identificar as posições adequadas, pode ser bem negativo para as receitas mensais.

Quantidade de blocos

Google AdSense: 15 dicas das melhores posições de anúncios em sites

Não há relação entre quantos blocos de anúncio você pode incluir na sua página na internet. Para identificar qual está gerando maior clique ou menos visualizações, isso ainda pode ser explicado neste artigo como por exemplo as posições em que você inclui.

O Google AdSense, permite que você inclua quantos anúncios quiser, até mesmo nas opções de anúncios automáticos, definir quantos blocos podem ser carregados, que em algumas páginas podem aparecer até 10 então quanto mais conteúdo estiver de textos ou mídia, maiores serão as chances de publicidades alternativas.

Anúncios no topo

Google AdSense: 15 dicas das melhores posições de anúncios em sites

Anúncios no topo, são as melhores posições para conseguir cliques é impressões no seu site. Isso pode ser bom, em alguns casos não. Os anúncios do Topo são praticamente os mais ignorados em celulares ou até mesmo em computadores, porque?

Simples, as pessoas deslizam para baixo. Elas querem ver o seu conteúdo. Colocar um anúncio do Topo, às vezes dependendo da conexão da internet, pode não ser carregado automaticamente e isso pode gerar uma impressão negativa e um ActiveVeiw bem baixo.

Então antes de tentar incluir um anúncio no topo é preciso também que você siga as regras do Google, como por exemplo incluir um 300×250, mas se você utilizar nos responsivos não tem o que se preocupar.

Anúncios abaixo do título

Google AdSense: 15 dicas das melhores posições de anúncios em sites

Diferentemente dos anúncios no topo, os anúncios abaixo do título tendem a ter maiores chances de clique, porque o usuário ao deslizar a página, procura entender o que o conteúdo se trata, e a sua visão estará diretamente ligada ao título da postagem, quando ele olhar para baixo haverá uma publicidade.

Essa pode ser uma das melhores posições do Google AdSense para seu site. Então fique ligado em incluir um anúncio nessa posição, pois e eu ainda explicar neste artigo, porque essa pode ser a melhor chance de aplicar em sua página.

Anúncios no meio do artigo

Google AdSense: 15 dicas das melhores posições de anúncios em sites

Outra posição muito recomendada para incluir em páginas na internet são anúncios no meio do artigo. Pessoas quando estão lendo o seu conteúdo, deve se deparar pela publicidade, ela será devidamente carregada durante o seu momento de leitura.

Não se preocupe se haverá uma impressão ou clique, você será visto e notado, e isso poderá resultar numa ActiveVeiw bem alta e que anunciantes verão que aquela página é rentável e começam a aplicar novas publicidades ao longo do dia para novos visitantes.

Sim, anúncios no meio do artigo é uma das melhores posições de blocos de anúncio para incluir em suas páginas na internet. Como sugestão, insira logo após o parágrafo 3 ou 7.

Anúncios no final do artigo

Google AdSense: 15 dicas das melhores posições de anúncios em sites

Um dos possíveis pontos negativos em usar o Google AdSense são os anúncios no final do post. Eles são carregados e praticamente ignorados pelas pessoas.

Isso acontece, porque se ela leu o seu conteúdo encontrou o que queria ela vai fechar a página, e aquele anúncio que está lá no final terá um ActiveView muito pequeno, e o resultado disso será poucas impressões e muito menos cliques. Então,

se você identificar que se o bloco de anúncio lá no final do artigo está tendo péssimas impressões, tente substituir por um responsivo ou atrair o visitante para o final da página como por exemplo uma página de contato comentários e etc.

Confira os relatórios

Google AdSense: 15 dicas das melhores posições de anúncios em sites

Agora vem a parte para identificar quais blocos incluídos nas suas páginas tem os melhores resultados. Os relatórios, possui recursos, para analisar tudo, seja ele cliques, impressões, CTR. Para identificar, e saber mais sobre os blocos, confira o que pode ser visto:

  • Conta completa por dia
  • Sites
  • Plataforma de conteúdo
  • Países
  • Blocos de anúncios
  • Plataformas
  • Produtos
  • Conta completa por semana
  • Conta completa por mês
  • Critérios personalizados
  • Estilos de pesquisa personalizados
  • Critérios de URL
  • Sites verificados
  • Criativos veiculados
  • Formatos de anúncio
  • Comportamento do anúncio
  • Tamanhos dos anúncios
  • Tamanhos de anúncio
  • Tipos de segmentação
  • Tipos de lance (CPC, CPM)
  • Redes de anúncios
  • Sessões com anúncios
  • Eventos

Impressões

Google AdSense: 15 dicas das melhores posições de anúncios em sites

Chegou a hora de identificar aquele que possui mais impressões. As impressões nada mais é do que as pessoas que navegaram na sua página viram um anúncio diversas vezes, gerando visualizações + visitas.

Se ela atualiza a página duas vezes, o anúncio terá duas impressões, mas será registrado apenas uma visita no Google Analytics.

Então, entenda que as impressões é diferente das visitas, mas podem ser limitadas dependendo da forma que o tráfico é recebido.

Um bloco de anúncio com muitas impressões, é aquele que é realmente visto que tem um Active View muito grande, e que é possível nunca tirarem daquela posição.

Se você fizer isso, haverá uma queda do RPM, na taxa de cliques e poderá ser bem negativo nas próximas semanas, em que o Google começa a analisar a sua página e ver que o resultado não está sendo bom como esperado.

Active View

Google AdSense: 15 dicas das melhores posições de anúncios em sites

Agora Vamos citar o tão falado Active View, informado acima.

O Active View é uma tecnologia usada no YouTube e em determinados websites e aplicativos para dispositivos móveis da Rede de Display. Com ele, o Google AdWords pode descobrir se seu anúncio está visível para clientes em potencial.

Um anúncio gráfico é considerado visível quando pelo menos 50% da área dele fica visível por pelo menos um segundo.

Um anúncio em vídeo é considerado visível quando pelo menos 50% da área dele fica visível durante a reprodução do vídeo por pelo menos dois segundos.

Quanto maior, ele será considerado melhor e rentável para suas páginas.

É importante ressaltar que o Active View informa se os anúncios estão visíveis, mas não é possível garantir que o usuário esteja olhando para a tela naquele momento.

Vamos escolher a melhor posição!

Google AdSense: 15 dicas das melhores posições de anúncios em sitesGoogle AdSense: 15 dicas das melhores posições de anúncios em sites
A melhor maneira de fazer isso é incluir blocos de anúncios em posições aleatórias em que você acredita ser as melhores chances de clique e impressões.

Como dito acima, usando os relatórios é possível identificar se aquele bloco de anúncio no meio, no topo ou no final é bem visualizado. Se não há nenhum bloco nesse tipo de local, sugiro que inclua e dentro de 7 dias, por exemplo, verifique se Active View está mais alto, junto com as impressões.

No Google AdSense não há uma diferença muito grande em aplicar um tamanho fixo ou responsivo, os ganhos serão os mesmos.

Se você configurou para exibir apenas anúncios rentáveis de cliques (cpc) bem altos, com otimizações que ele te oferece anúncio de blocos fixos podem ser menos rentáveis em impressões do que os responsivos.

Para resolver isso, verifique seu tráfego, é apenas mobile ou desktop. Se for mobile, a recomendação seria aplicar blocos de anúncios responsivos ou fixos que gerem maiores chances de receita que é o 336×280, que eu super recomendo.

A melhor posição é sempre abaixo do titulo, já que o Active View é bem alto.

Se serve de exemplo, as melhores práticas de incluir blocos de anúncios nas suas páginas, eu posso indicar três locais que o Active viu pode chegar a 70 a 80% sendo que a taxa mínima aqui no Brasil é de 50% ou seja, aquelas posições são tão rentáveis que visitantes poderão ver os seus anúncios sempre que visitar suas páginas.

Google AdSense: 15 dicas das melhores posições de anúncios em sites

Aqui vão algumas das melhores posições:

1 – Abaixo do titulo

2 – Após o paragrafo 3

3 – Após o paragrafo 7

4 – Final do artigo.

4 anúncios bastam, mas, pode incluir mais responsivos ou de blocos fixos. Você deve realizar o teste inicial, mas para complementar, adicione anúncios automáticos com blocos fixos, isso te garante melhores carregamentos se o conteúdo da página for muito grande e não exista blocos suficientes para serem exibidos.

E o Google irá aplicá-los automaticamente para você gera mais receita nesses locais aleatórios.

Sobre Arthur Oliveira

Arthur Oliveira, 30 anos. Formado em Marketing e Administrador do OArthur.com Expert em Produtos Diamante no Google Play e Pay. Desde 2011, escrevo sobre tecnologia, dicas e tutoriais para tentar descomplicar a vida dos usuários de dispositivos eletrônicos e web.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *