Criar senha forte [As 5 dicas para te proteger na internet]

Criar senha forte é uma das melhores maneiras, de impedir ataques utilizando Brute Force e te ajudar a criar uma utilizando por memórias pessoais ou lembranças.

[lwptoc]

Aposto que você, que está lendo este artigo deve ter notado, que a senha utilizada na maioria de suas redes sociais ou serviços é de alguma lembrança ou memória antiga não é mesmo?

Isso se deve, porque nosso cérebro tende a lembrar mais facilmente do passado, e te ajudar a conseguir realizar uma ação que costuma realizar todos os dias, meio que uma rotina.

Mas, hoje em dia, criar senha forte pode ser uma boa alternativa, para evitar que invasores tenham acesso ao seus conteúdos, e com o avanço da internet e informação, dos cibercriminosos.

Então, qual a melhor opção? De inicio, devemos saber, como uma senha é descoberta?

Criar senha forte [As 5 dicas para te proteger na internet]

Como uma senha é descoberta?

Vazamento ou programas

Hackers, tendem a utilizar diversas técnicas de invasão, seja ele por programas ou vulnerabilidades no sistema. Um método mais antigo utilizado para descobrir, é por meio de um Keylogger, programa que lê tudo que digite no seu teclado do Windows, e envia para o cibercriminoso. Fora isso, também está ligado a vazamento de contas, vendidos na Dark Web.

Mas, se você for esperto o bastante, para manter suas senhas fora do padrão comum das pessoas, é preciso utilizar alguns termos bem fortes, difíceis de ser decifradas.

Brute Force

Conhecido também como ataque de força bruta, ele utiliza praticamente um dicionário de palavras, que gera aleatoriamente termos, capaz de quebrar uma senha utilizando diversas tentativas seguidas. Como por exemplo: 12345 seja minha senha, o Hacker irá utilizar milhares de tentativas, 00001 00002 00003 até chegar na sequencia correta 12345.

Segundo informações, hackers conseguem invadir senhas facilmente de 6 dígitos, do que mais:

Phishing

Método mais utilizado, para enganar pessoas por meio de vírus em e-mail falsos. Eles solicitam dados, com um E-mail praticamente ”real” em detalhes, e que algumas pessoas infelizmente acabam caindo, como por exemplo, links que solicitam dados do cartão de crédito e etc.

Criar senha forte [As 5 dicas para te proteger na internet]

Criar senha forte

Como já sabemos de alguns dos métodos que uma senha pode ser obtida, seja por meio de ataque ou golpe, é preciso que você se proteja hoje mesmo com algumas dicas essenciais.

Não utilize data de aniversário

Segundo dados, até 95% dos brasileiros utilizam como senha a data de aniversário, seja qual for o local onde tenha configurado, num celular ou rede social, é bem provável que o cibercriminoso saiba o dia que nasceu, e utilize esse dado para entrar na conta, então, mude hoje mesmo.

Não use seu próprio nome

Acreditem, ainda há pessoas que utilizam o próprio nome para uma senha. Mesmo que seja para aquele seu e-mail que ninguém conheça, ou login em redes sociais, utilize variações na senha, como por exemplo: no mínimo 16 caracteres, entre maiúscula, minuscula, números e caracteres especiais.

Número do celular

Evite usar como senha, mesmo que seja os números, o seu telefone. Além de ser prato cheio para invasores, o fato de utilizar números não te faz seguro.

Use letras, números e caracteres especiais

Quanto menor, pior, então, ao utilizar letras, números e caracteres especiais, você garante uma melhor segurança na senha, uma dica é utilizar um gerador online para obter as melhores vantagens.

Um exemplo de criar senha forte e segura em 14 caracteres:

TLvQC!IH%IheXp

Um exemplo de senha fraca em 6 caracteres, mesmo com recomendações:

Y*Sd0!

Criar senha forte [As 5 dicas para te proteger na internet]

O quanto é seguro sua senha?

Existe um site, que poderá te ajudar a digitar senhas e variações, e descobrir o quanto ela é segura e utilizando métodos de brute force, o tempo que levaria para ser descoberta.

Criar senha forte [As 5 dicas para te proteger na internet]

Gerador de senha forte

O site https://howsecureismypassword.net  mostra, variações de senhas, e o número exato de anos e até mesmo milênios que será quebrada. Um exemplo aleatório: OARTHUR.COM levaria 1 ano para ser quebrada, mas claro, que jamais utilizaria isso.

Criar senha forte [As 5 dicas para te proteger na internet]

Já por exemplo: OaR*thu9-)& levaria 400 anos.

Então, digite online essas informações, e descubra qual a melhor opção de segurança.

Criar senha forte online

Criar senha forte [As 5 dicas para te proteger na internet]

Por fim, temos o site: https://www.lastpass.com/pt/password-generator que indica a melhor opção de senha online para gerar e utilizar, seja ela no celular, computador ou tablet.

São diversas opções e variações para utilizar, como por exemplo:

  • Número de caracteres
  • Fácil de pronunciar
  • Fácil de ler
  • Todos os caracteres
  • Letra maíuscula
  • Letra minúscula
  • Números
  • Simbolos

Deixem marcados todas as variações, e pronto, sua nova palavra será gerada e utilizada para sua segurança.

Quanto tempo leva, para uma senha ser quebrada?

Uma senha de 6 caracteres
Utilizando apenas letras minúsculas: 10 minutos
Utilizando letras maiúsculas e minúsculas: 10 horas
Utilizando letras e números: 18 dias

Uma senha de 7 caracteres
Utilizando apenas letras minúsculas: 4 horas
Utilizando letras maiúsculas e minúsculas: 23 dias
Utilizando letras e números: 4 anos

Uma senha de 8 caracteres
Utilizando apenas letras minúsculas: 4 dias
Utilizando letras maiúsculas e minúsculas: 3 anos
Utilizando letras e números: 463 anos

Uma senha de 9 caracteres
Utilizando apenas letras minúsculas: 4 meses
Utilizando letras maiúsculas e minúsculas: 178 anos
Utilizando letras e números: 44.530 anos…

– Veja mais na fonte: https://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/2011/02/07/hackers-consegue-descobrir-senhas-de-6-caracteres-em-10-minutos-diz-pesquisa

Sobre Arthur Oliveira

Arthur Oliveira, 30 anos. Formado em Marketing e Administrador do OArthur.com Expert em Produtos Diamante no Google Play e Pay. Desde 2011, escrevo sobre tecnologia, dicas e tutoriais para tentar descomplicar a vida dos usuários de dispositivos eletrônicos e web.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *