Home » Informações » Os perigos de quando uma operadora cancela seu chip por falta de créditos

Os perigos de quando uma operadora cancela seu chip por falta de créditos

Uma pratica adotada por operadoras de telefonia móvel ao longo dos anos, é rescindir o contrato dos seus clientes, levando a desativação da linha em funcionamento.
Essa prática para as operadoras é considerada válida e sem nenhum tipo de violação pessoal, pois, qualquer pessoa que comprar um Chip, estará automaticamente aceitando os ”Termos de uso” da operadora.

Esta matéria foi levantada pelo OArthur.com no intuito de informar, como as operadoras revende linhas canceladas de seus ex clientes, deixando os mesmos expostos a hackers e pessoas de má fé.

Mas antes, vamos entender o lado das operadoras, e como funciona o cancelamento e a revenda de linhas segundo os seus termos de uso.

 

CLÁUSULA OITAVA – SUSPENSÃO DA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

8.1. A suspensão parcial da prestação do Serviço Pré-Pago poderá ocorrer uma vez esgotado o prazo de validade dos
créditos, com bloqueio para chamadas originadas e serviços adicionais que importem débitos, bem como para o
recebimento de chamadas a cobrar, permitindo o recebimento de chamadas que não importem em débitos para o
CLIENTE pelo prazo de, no mínimo, 30 (trinta) dias.

8.2. Vencido o prazo de 30 (trinta) dias mencionado no item 8.1, o Serviço Pré-Pago poderá ser suspenso totalmente,
com bloqueio para a originação e recebimento de qualquer chamada e uso de qualquer serviço, pelo prazo de, no
mínimo, 30 (trinta) dias.

8.3. Esgotado o prazo estabelecido nos itens 8.2, poderá ocorrer a rescisão do contrato, com o conseqüente
cancelamento dos serviços, perda do Código de Acesso e perda, em favor da VIVO, de eventual saldo remanescente
de créditos….

4. DA SUSPENSÃO DA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO


4.2 Expirado o prazo de validade dos créditos e se não houver nova ativação, a TIM poderá:

4.2.1 Efetuar a suspensão parcial do provimento do serviço, com o bloqueio das chamadas originadas e das chamadas recebidas que importem em débito para o CLIENTE, exceto serviços públicos e de emergência e chamadas originadas a cobrar;

4.2.2 Após 30 (trinta) dias da data da suspensão parcial, conforme item 4.2.1, efetuar a suspensão total com bloqueio de todas as chamadas originadas e recebidas, exceto serviços públicos e de emergência;

4.2.3 Após 30 (trinta) dias da suspensão total, conforme item 4.2.2, efetuar a desativação definitiva da Estação Móvel e a rescisão deste Contrato, com a conseqüente perda do Código de Acesso (número telefônico)….

 

VII – Validade dos Créditos Pré-Pagos
7.3 Esgotado o prazo de validade dos Créditos, o serviço poderá ser suspenso parcialmente pelo prazo de 30 (trinta) dias, permitindo-se ao ASSINANTE apenas a realização de chamadas a cobrar e o recebimento de chamadas que não importem em débitos para o ASSINANTE. Após esse prazo, o serviço poderá ser totalmente suspenso com bloqueio para o recebimento de chamadas pelo prazo de mais 30 dias. Após este último prazo, o Contrato SMP será rescindido pela CLARO.

3.6. Esgotado o prazo de validade dos créditos, a Oi poderá suspender o serviço parcialmente, com bloqueio para chamadas originadas, bem como para o recebimento de chamadas a cobrar, permitindo o recebimento de chamadas que não importem em débito para o Cliente, pelo prazo mínimo de 30 (trinta) dias.

3.7. Vencido o prazo previsto no item 3.6 deste Contrato, a Oi poderá suspender o serviço totalmente, com bloqueio para recebimento de chamadas, pelo prazo mínimo de 30 (trinta) dias.

3.8. Vencido o prazo previsto no item 3.7 deste Contrato, a Oi poderá considerar rescindido o Contrato, cancelando definitivamente a prestação do serviço.

Como vocês puderam observar, a operadora está totalmente isenta contra qualquer dano pessoal, levado ao cancelamento de sua linha. É obrigação do usuário manter a linha ativa, caso contrário, o cancelamento será a única alternativa. Mas, porque as operadoras  tendem a revender linhas canceladas? Porque não criar um número do zero? seria este a escassez de seus serviços totalmente limitados? Ao que tudo indica sim.

E como funcionam a revenda de linhas canceladas?
Confiram no infográfico abaixo, observado pelo OArthur.com junto a operadora VIVO, como ela revende linhas…

Confira os perigos em relação ao Whatsapp de uma linha cancelada e ativada por outra pessoa:

Neste exemplo que aconteceu comigo, foram recebidas várias mensagens do antigo dono que possuía este número da vivo que ativei recentemente.

Agora, os perigos das redes sociais, quando um cliente usa a linha cancelada de outra pessoa:

Acessando: https://facebook.com/login/identify qualquer pessoa com um celular em mãos vinculado ao Facebook poderá solicitar uma nova senha. O que as pessoas não sabem, é que na maioria dos casos em que perfis são hackeados, nem desconfiam que se tratava da própria linha, por um descuido próprio em não atualizar em suas configurações. Se você não tem mais um chip vinculado a qualquer rede social sua no momento, RETIRE IMEDIATAMENTE, caso contrário, poderá perder acesso se alguém restaurar a senha.

As mensagens, Grupos, fotos, vídeos ou qualquer mídia em seu Facebook poderá ser lida, compartilhada ou até mesmo utilizada de má fé…

Já no Instagram, o golpe é do mesmo jeito, mesmo que você esteja em outra região, o Instagram ou Facebook vai entender que é você solicitando a senha, o perfil só será bloqueado se você entrar diretamente no perfil numa área que nunca tenha entrado antes, já com a restauração de senha esse processo é automaticamente deixado de lado.

E para finalizar, os Golpes virtuais:

A pessoa tendo acesso as suas redes sociais, ficará totalmente livre de mandar mensagens solicitando dinheiro, transferência e até mesmo ameaçando seus amigos para não expor conversas intimas ou privadas.
Quando essa pessoa tem acesso a conta, poderá aplicar o golpe, e lesando além de sua imagem, amigos e familiares.

Atualizado 03/03/2019

Para clientes Vivo:
Caso você sinta lesado pela Operadora, em ter um número novo, no qual recebe dezenas de mensagens de desconhecidos no Whatsapp, a Vivo pode mudar seu número a qualquer momento, basta ligar *8486 com o CPF em mãos.

Sobre OArthur.com

Arthur Oliveira, 25 anos, Blogueiro, formado em Marketing e CEO do OArthur.com https://www.instagram.com/oarthurcom/

Deixe uma resposta