A evolução da internet móvel

A evolução da internet móvel

 

Ao passar dos anos, nossa internet móvel foi melhorando aos poucos.
Atualmente não é uma coisa que se diga ” boa ”, mas é razoável, isso só para certas pessoas que há dinheiro para gastar pacotes caros das operadoras, não é toda população que tem acesso a uma internet móvel boa e rápida.
Com a rede 4G, é possível alcançar velocidades incríveis, como por exemplo: de 10MBps até 30MBps em apenas testes simples..
Os planos variam, como dito anteriormente, não é qualquer pessoa que irá pagar quase 600 reais de mensalidade para uma internet dessa não é?
Voltando anos e anos atrás em nossa vidas, vamos mostrar a primeira forma existente de transferir dados na rede GSM, no qual é conhecida mundialmente como ”CSD”.

A evolução da internet móvel
A internet discada, ou CSD já foi usado por muitos isso eu garanto. A navegação era simples, apenas textos sem nenhuma imagem, também havia um ponto negativo: ser  uma conexão muito lenta, no qual atingia até 9,2kbps de velocidade por uma conexão discada.
Anos depois, veio a internet GPRS, dando uma melhorada e equipado em celulares TOP´s de linha na época, como o Motorola V3.

A evolução da internet móvel

A sigla General Packet Radio Service tem como base na tecnologia 2G ou GSM.
Com uma conexão bem mais rápida comparada ao CSD, a internet GPRS foi um sucesso em épocas passadas, com navegação a 70KBPS e mais velocidade para visualizar fotos e sites.
Com o motorola V3, veio a febre mundial para ter um celular como esse, acesso a vídeos, músicas e muito mais…
Já que a internet era a mais nova novidade lançada pelas operadoras no Brasil.

 

A evolução da internet móvel

Com a internet EDGE, como base na tecnologia GSM, mostrou ser melhor do que a navegação GPRS.
Como a navegação era melhor, e os celulares mais modernos para acesso e muito mais, milhares de pessoas esqueceram com o tempo os seus antigos celulares, trocando rapidamente por um com navegação EDGE, porque nela a taxa de transferência gira em torno de 250KBPS.

Vale lembrar também, que as operadoras puxavam o nosso pé, com pacotes mais baratos na tecnologia nova, e mais caro na internet antiga.

A evolução da internet móvel3G é a nossa conexão atual, e mais utilizada no Brasil e no mundo.
É uma maneira fácil para navegar na internet e redes sociais pelo seu Smart Phone, Tablet ou via MODEM com planos mensais.
A velocidade é altamente incrível comparada as internet anteriores, com o 3G é possível atingir velocidades de até 1,5Mbps, mas claro, que essa velocidade nem todo mundo pode ter, já que a internet brasileira e tarifas dos planos oferecidos, é altamente salgado.

A evolução da internet móvel

HPSA e HPSA+
É possível navegar na rede HPSA como se fosse uma evolução da rede ao 4G, será exibido um ícone como 3.5G acima no display do celular.
3.5G é tipo uma amplificação melhorada do 3G, no qual você pode atingir velocidades ainda maiores com o uso dessa rede.

 

A evolução da internet móvel

Com a rede 4G, conhecida também como LTE é a mais recente implantação pelo mundo que promete transmissões de dados em altíssima velocidade.
É possível atingir velocidades de até 300MBps mais ainda deve ser muito explorado antes de chegar ao máximo potencial.
A Suécia lidera o ranking dos países com a melhor velocidade 4G do mundo, com downloads de até 22,1MBPS
No Brasil, ainda é pouco os estados com o sinal 4G, e acredito que vai demorar e muuuuuito para tê-lo nacionalmente.

Você sabia que…
A internet CSD era cobrado R$0,75 o minuto!
A internet GPRS ou EDGE na vivo anos atrás, era cobrado 5 centavos por cada KB trafegado.
A internet EDGE, 3G ou 4G no Brasil possuem limites de tráfego!

OArthur.com

Sobre Arthur Oliveira

Arthur Oliveira, 30 anos. Formado em Marketing e Administrador do OArthur.com Expert em Produtos Diamante no Google Play e Pay. Desde 2011, escrevo sobre tecnologia, dicas e tutoriais para tentar descomplicar a vida dos usuários de dispositivos eletrônicos e web.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *