Instagram: detectamos uma tentativa de acesso incomum

Problema no Instagram:
Tentativa suspeita de acesso
Detectamos uma tentativa de acesso incomum

Você já recebeu essa mensagem no seu Instagram, e deseja saber o real motivo do alerta? então você veio ao lugar certo.

Para entender melhor o que é a tentativa suspeita de acesso, vamos voltar muitos anos atrás quando o Instagram lançou seus métodos de segurança para invasão hacker…

Quando uma pessoa tem acesso a sua senha, basta entrar em qualquer dispositivo, seja um celular ou tablet e entrar sem que o Instagram avise em nenhum momento esse login, isso porque não havia um método eficiente de informar aos seus usuários um login diferente do seu.

Caso você acesse seu Instagram no Ceará, e do nada um login em São Paulo conecta na sua conta, o Instagram não avisaria, mas tudo mudou ao passar dos anos.

O sistema de segurança do Instagram evoluiu bastante, não importa onde esteja, qualquer tentativa incomum de acesso ele irá informá-lo. Mas, na maioria dos casos, essa ”Tentativa incomum de acesso” nada mais é do que um erro do próprio sistema do Instagram.

É super importante que você habilite a verificação em duas etapas no seu Instagram, caso tenha interesse acesse este link. Após habilitá-lo, fique tranquilo em relação as tentativas incomuns de acesso, pois, todas as vezes que você for digitar sua senha em qualquer aplicativo, será solicitado um SMS.

Instagram: detectamos uma tentativa de acesso incomum

Motivos comuns do Instagram alertá-lo sobre tentativa suspeita de acesso

1- Acessar o Instagram pelo computador.
Se você costuma acessar o Instagram somente pelo celular, e entrar pelo computador, é super normal receber o alerta.

2- Problema com sua internet
Caso seu provedor de internet realize alguma uma manutenção, e altere o endereço de IP de sua rede, o Instagram poderá alertá-lo sobre esse problema, devido a mudança total de informações já registradas.

3- Viagens
Se você costuma viajar, e não costuma ligar o celular ou deixá-lo conectado a Internet durante o percurso, o Instagram poderá alertá-lo sobre uma tentativa suspeita de acesso, simplesmente pelo ultimo registro ser na sua casa, e horas depois em outro estado por exemplo.

4- VPN
Mudar as informações de rede do seu celular, como VPN é uma péssima opção para o Instagram, pois, ele muda totalmente sua localização em base na rede, e poderá registrar como tentativa incomum de acesso, pois nosso IP brasileiro é mudado por exemplo, para um IP dos EUA.

5- Aplicativo de gerenciar seguidores
Por fim, sabe aqueles aplicativos de gerenciar seguidores? eles precisam do seu login para salvar no sistema e manter ativo o seu acesso, o que muitas pessoas não sabem, é que o registro é feito pela internet, e o seu login é acessado pelos servidores desse desenvolvedor, como pode ser um pouco suspeito, é registrado como acesso incomum. Se o alerta vem diretamente de sua cidade, então pode ser relacionado ao caso 2.

Como nos progeter 

Se você recebeu esse alerta, e desconhece totalmente, a melhor alternativa é tocar em: Não fui eu, e mudar a senha rapidamente contra esse acesso não autorizado.
Mas, levando em base as 5 explicações acima, e estiverem totalmente de acordo, basta ignorar, pois, nada mais é que um alerta falso-positivo.

Instagram: detectamos uma tentativa de acesso incomum Instagram: detectamos uma tentativa de acesso incomum

As vezes o Instagram não reconhece nossos dispositivos, e informa por exemplo Windows Phone 10 ao invés de um iPhone, iPhone ao invés de um Android, bom, pelo que entendi durante anos desse erro, é apenas um problema do Instagram.

Sobre Arthur Oliveira

Arthur Oliveira, 30 anos. Formado em Marketing e Administrador do OArthur.com Expert em Produtos Diamante no Google Play e Pay. Desde 2011, escrevo sobre tecnologia, dicas e tutoriais para tentar descomplicar a vida dos usuários de dispositivos eletrônicos e web.