Windows 8.1: Mudar a configuração do HD para AHCI

O famoso modo Advanced Host Controller Interface, ou ”AHCI”, é uma tecnologia de conexão avançada para discos rígidos conectadas ao PC através da interface SATA.

O modo AHCI traz diversas vantagens em comparação ao tradicional IDE:

  • Suporte a NCQ (Native Command Queuing): permite que as unidades SATA aceitem mais de um comando por vez e os reorganizem dinamicamente para uma maior eficiência;
  • Suporte ao “hot plug”: conexão de hardware com o computador ligado e em tempo real;
  • Suporte a rotações escalonadas entre várias unidades no momento da inicialização do sistema operacional.

A maioria das placas-mãe vem configurada para o modo IDE, já que ele é mais compatível que o AHCI. Quando o Windows 8.1 é instalado em um disco configurado para trabalhar com o IDE, você não pode simplesmente alterar a interface de conexão de IDE para AHCI. Pois no momento da alteração, é necessário que salve e inicie normalmente o computador, mas será um caso impossível, porque irá exibir somente a ”tela azul da morte”.

tela azul da morteExiste um método para alterar o tipo de configuração do HD, tudo pelo REGEDIT sem a necessidade de reinstalar o sistema. Então, sigam os passos atentamente para alterar a configuração.

Tutorial

Abra o Regedit do seu Windows 8.1, e navegue nas seguintes chaves até encontrar a opção citada no tutorial:

HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMCurrentControlSetServicesstorahci

Dê um clique em cima de storahci e escolha a chave: ”ErrorControl” modifique de 3 para 0

ide para ahci

 

Agora, procure pela chave  StartOverride e também modifique de 3 para 0

windows 8

 

Feche o registro do Windows, reinicie o computador, e assim que desligar fique pressionando a tecla F2 e altere na BIOS o sata mode para AHCI.

Pronto, seu hd já está configurado corretamente.

 

Observação:  Caso não encontre a chave chamada StartOverride  em storachi, é porque seu windows já está configurado no modo AHCI.

 

 

 

Sobre Arthur Oliveira

Arthur Oliveira, 30 anos. Formado em Marketing e Administrador do OArthur.com Expert em Produtos Diamante no Google Play e Pay. Desde 2011, escrevo sobre tecnologia, dicas e tutoriais para tentar descomplicar a vida dos usuários de dispositivos eletrônicos e web.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *