Agência bancária: o que acontece se sair da minha cidade?

Agência bancária: o que acontece se sair da minha cidade?

Você sabia que bancos podem sair de operação na sua cidade a qualquer momento, devido a problemas internos ou de segurança ? No artigo de hoje, irei detalhar as principais causas e efeitos de uma agência bancária que acaba desistindo da sua cidade.

O que são agências bancárias?

De forma resumida, as agências são os locais de onde aquele banco em específico atua, oferecendo suporte financeiros aos seus clientes e auto atendimento. É a partir deles, que é oferecido serviços como: Cartão de crédito, opções de saque nos caixa eletrônicos, câmbio e abertura de contas.

Minha cidade pode ter uma?

Em alguns casos sim, mas depende muito do ponto de vista estratégico do banco. Cidades com muitos habitantes é o alvo certo, agora, interior e demais locais, longe da área urbana, tendem a oferecer apenas um correspondente, onde clientes podem sacar, depositar e até mesmo pagar contas fora do banco, como em padarias, mercados ou lojas locais.

O que acontece se uma agência bancária sair da cidade?

Quando um banco desiste de uma cidade, é uma tarefa bem difícil, mas, é preciso entender unicamente em fatores internos dessa decisão. Ao meu ver, existem apenas dois pontos: ou a cidade não tem uma população suficiente para arcar com custos de manutenção, empregos e etc. ou a mesma foi alvo de criminosos, no qual os gastos para construção de uma nova agência local não vai valer a pena.

Um exemplo, no interior do ceará, na cidade chamada: Cariré, dois dos bancos locais foram destruídos por criminosos, o Banco do Brasil e Bradesco.

agência bancária

Quando isso acontece, independente da cidade, há efeitos negativos que o banco pode arcar, como a elaboração de um projeto, construção de um novo, contratação de funcionários e etc. ou, do mais simples: aplicar um plano estratégico, desistir localmente e realizar a migração para outra agência mais próxima.

Aviso prévio

Eles te informam ou por e-mail, ou por meio de divulgação boca a boca na cidade, para que você se dirija até um correspondente, já que eles não podem sair completamente da cidade, sem que todos os clientes estejam ok na migração.

Fim da agência bancária

E aí que você entra na história e começa ser afetado. Quando uma agência chega ao fim, aquele número é encerrado. Todos os seus cartões devem ser trocados, transferências e depósitos atuais são pausados e o pior de tudo, você perde todo saldo da conta, mas não se preocupe, irei detalhar abaixo o que realmente acontece.

Efeitos negativos

1- Todo o saldo da conta poupança é zerada.
2- Depósitos realizados na sua conta não será contabilizado.
3- Transferências ficam encerradas.
4- Cartão é cancelado.

Na questão da conta poupança ficar zerada, isso acontece porque a AG mudou, ou seja, todo o saldo da sua conta fica a espera na abertura de uma nova, se dirigindo até o banco mais próximo, e assim realizar a migração de saldo.
Agora, se você realizou um depósito na conta cancelada, é preciso que se dirija até o banco mais próximo, com a nota em mãos e peça que eles te devolvam o valor, pois é responsabilidade deles e do correspondente, te devolver este saldo congelado.

Agência bancária: o que acontece se sair da minha cidade?

Como resolver tudo?

Para resolver o problema de contas congeladas é preciso que você vá numa agência mais próxima e crie uma nova conta. Não tem outra forma. Mesmo que você ligue no fone fácil, ou central de atendimento, a sugestão única será esta: Faça a abertura da conta para recuperar tudo.

Depois que tiver migrado, é possível realizar transações, depósitos, pagamentos sem nenhuma dor de cabeça.

Saiba como encontrar uma:
Agência caixa neste link, ou uma agencia itau.
E por fim: Agencia santander mais próxima.

 

Sobre Arthur Oliveira

Arthur Oliveira, 26 anos. Formado em Marketing e CEO do OArthur.com Expert em Produtos Ouro no Google Play e Blogger. Contato: oarthur.com@oarthur.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *