Posso entrar no SPC pelo IPVA atrasado no Detran?

Hoje em dia, é muito comum as pessoas entrarem no SPC ou Serasa por dívidas atrasadas, e até mesmo pelo IPVA. Todas as pessoas, que não quitaram o IPVA em 2019, poderão ter automaticamente o nome sujo!

O que exatamente é o IPVA?

É um Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Em resumo, traata-se unicamente de um tributo, cujo imposto é de responsabilidade dos estados e do Distrito Federal, sendo que estes entes federativos ficam com 50% dos valores arrecadados. Os outros 50% são destinados aos municípios onde os veículos são registrados, conforme previsão existente na Constituição Federal. Fonte: https://www.sunoresearch.com.br/artigos/ipva

O motorista também poderá correr o risco de sofrer protesto em cartório e processo de cobrança judicial, logo que, após 2 meses de atraso, ocorrerá a inscrição em Dívida Ativa, quando há o acréscimo de mais 5% sobre o valor do tributo que não foi pago.

Conforme o vencimento pelo número final da placa do veículo, o atraso no pagamento representa multa diária 0,334% ao dia, até o limite de 20%.

Segundo informações do site seu crédito digital, essa regra não é aplicada em todo o Brasil, apenas alguns estados aplicam a inscrição no Serasa. Confira exatamente com o Detran do seu estado, e verifique se há alguma informação relevante sobre o caso.

ipva atrasado

Como quitar a divida do IPVA atrasado se estou no SPC?

Com o boleto em mãos, devidamente incluso as taxas e juros de atraso, deve ser pago em apenas 1 única parcela nos bancos parceiros, (Banrisul, Santander, Bradesco, SICREDI, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal (lotéricas)). No Banco do Brasil, o serviço ocorre através de débito em conta e é restrito a clientes via terminais de autoatendimento ou via Internet.

Sobre Arthur Oliveira

Arthur Oliveira, 30 anos. Formado em Marketing e Administrador do OArthur.com Expert em Produtos Diamante no Google Play e Pay. Desde 2011, escrevo sobre tecnologia, dicas e tutoriais para tentar descomplicar a vida dos usuários de dispositivos eletrônicos e web.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *