Home » Android » Como ganhar dinheiro criando aplicativos e jogos na Play Store

Como ganhar dinheiro criando aplicativos e jogos na Play Store

Hoje, irei detalhar sobre como ganhar dinheiro desenvolvendo aplicativos ou jogos com a ajuda da Google Play Store.

Hoje em dia, celulares estão em alta, praticamente, todas as empresas seja ela de jogos, programas e até mesmo websites estão focando na era Móvel, pelo simples motivo que 80% do tráfego em grandes páginas seja por celulares, além de redes sociais que metade dos usuários ativos também seja mobile.

Ter um aplicativo popular não é uma tarefa fácil, e para conseguir gerar um retorno em questão financeira, seria com a venda de anúncios dentro dos aplicativos.

A melhor maneira seria desenvolvendo apps para o sistema Android, que ultrapassa até usuários iOS em várias vezes, então, focar em um único sistema, pode ser a maneira mais rápida de como ganhar dinheiro.

Para ser um desenvolvedor, basta acessar este linkpagar ao Google a taxa de inscrição, e concordar com os termos.
Tendo em prontidão o aplicativo/jogo desenvolvido, é preciso algumas etapas para conseguir sucesso na loja.

 

Tenha anúncios

Sem nenhuma sombra de dúvida, a melhor maneira de conseguir dinheiro com a Google Play Store, seria criar um app, inserir publicidade e simplesmente publicar e aguardar os downloads de usuários.
Para monetizar seus aplicativos, basta criar uma conta no Admob, e seguir as dicas deste tutorial.

Crie um sistema de assinaturas

Variando entre cada aplicativo, você pode criar uma espécie de assinatura mensal para utilizar o seu serviço.
Um exemplo, são aplicativos pagos para deixar de seguir usuários no Instagram, que na maioria deles cobram uma taxa mensal para
manter ativo sua conta. Isso é bem positivo, pois dependendo do número de usuários, é possível ter uma renda fixa no final do mês garantida.

Tenha uma versão Premium 

Outra opção de como ganhar dinheiro alternativo com seu aplicativo, seria uma versão Premium, ou seja, uma versão única com novidades e opções que a versão grátis não possui. Além dessas alternativas, a opção de não exibir anúncios.
Muitos possuem aplicativos duplos na Play Store, e serve unicamente para gerar uma receita alternativa junto com a versão grátis.

Faça parcerias 

Uma ótima alternativa de conseguir um dinheiro fixo mensal, é por meio de parcerias.
Qualquer desenvolvedor sempre busca parceiros para divulgar seus conteúdos internamente, e isso ajuda ambos, pois quanto mais downloads e usuários tiver, maiores as chances do mesmo visualizar a marca.
Sabe-se que procurar parceiros é uma tarefa bem complicada, mas é preciso manter o foco sempre de como conseguir dinheiro mais rápido.

 

Sempre esteja ligado nas dicas que o Google possa oferecer, aqui vão alguns links indicados nesse tutorial para verificar as melhores práticas:

 

https://developer.android.com/training/distribute.html 
https://play.google.com/about/monetization- anúncios / 
https://developer.android.com/distribute/best-practices/earn/index.html 
https://developer.android.com/distribute/best-practices/earn/index.html

Mas não para por aí, não basta criar um app e simplesmente enviar na loja, é preciso muito suor e tempo para deixá-lo na prontidão.
Alguma etapas são cruciais para conseguir um bom retorno na loja.

ETAPA 2

 Teste seu aplicativo 

Tenha certeza que você testou seu aplicativo antes de enviar para publicação, assim, você obtém detalhes sobre diversos problemas.
Como o Android é um sistema de vantagens, e desvantagens, podem ocorrer erros em alguns modelos, por isso, é sempre bom testar.

Suporta em varias telas?

Além dos erros, é preciso que teste o aplicativo em diferentes telas e versões do sistema Android.
Muitos ainda que não possuem renda para comprar um celular superior, ainda utilizam a versão mais antiga, e desenvolvedores esquecem
de focar também neles.
Pois, são usuários válidos como qualquer outro.
Diferentes sistemas, também existem as diferentes telas, por isso é preciso focar e desenvolver tudo corretamente, alcançando mais
chances de downloads e manter na ativa o aplicativo no celular do usuário.

Tenha uma conta no Google Checkout

Caso seu foco seja vender aplicativos na loja, ou ganhar dinheiro com anúncios, é preciso que tenha uma conta no Google Wallet, assim, você garante e libera a opção de vender tudo na loja.

Tenha um logotipo chamativo

Quando os usuários conferem a vasta lista de jogos e aplicativos, a primeira coisa que eles notam é a imagem. Se for muito chamativa, mais chances será de cliques ou downloads, por isso, foque nesse quesito.

Ofereça suporte

Nada melhor do que usar um app na loja, é obter um bom suporte e prontidão do desenvolvedor.
Pois é, tendo uma boa relação com os usuários, maior será a chance de mantê-lo ativo, e conseguir lucros com publicidade.
Ter um canal de atendimento ou site, é uma alternativa para atender os seus clientes e receber feedbacks.

Fique atento nas estatísticas

Verifique atentamente os relatórios em sua conta, como taxa de downloads, instalação, reais problemas com seu app desenvolvido e etc.
Tendo o foco, e ficando sempre atento com as estatísticas, é possível avaliar erros em base também das avaliações e anúncios.

 

Conclusão

Bom pessoal, embora alguns aplicativos obtenham sucesso e outros não, variam praticamente do que é lançado, é único? possui alguns recursos que outros não? e etc.
Por isso, você deve ficar ligado e sempre comparar e criar opções que outros não tenham, assim, aumentarão a chance de como ganhar
dinheiro, e boa posição na loja para downloads.