Desativar a Cortana no Windows 10 ”searchui.exe” que consome muita memória

Caso você tenha reparado, existe um processo no Windows chamado ”Pesquisar SearchUI.exe” que anda consumindo um número elevado da memória do computador, não é mesmo?

Só para resumir, esse processo se trata de uma nova função no Windows 10 que é a Cortana, uma assistente pessoal que trabalha com busca por voz. Atualmente no Brasil não está disponível, mas a opção fica habilitada mesmo desativada, consumindo a memória.

Abaixo você confere um exemplo, o ”Pesquisar” consumia 33,6MB com picos de 90-100MB mesmo com o notebook no modo de espera.

Screen Shot 08-18-15 at 05.32 AMA solução que encontrei, para desativar completamente a Cortana, era renomeando a pasta nos aplicativos do sistema.

Para realizar esses passos, abra os processos no Windows com os comandos: Ctrl + Alt  + Del e procure por ”Pesquisar” e clique com o botão direito do mouse e abra a Pasta onde está os arquivos.

Screen Shot 08-18-15 at 05.33 AM

Encontrado a pasta, você deve renomeá-la para: appcortana temporariamente, e no mesmo segundo, encerrar o processo e concluir a alteração de nome.Screen Shot 08-18-15 at 05.34 AM

 

Pronto, o processo foi encerrado com sucesso!

sumiu

Seu computador agradece esse processo a menos!

Espero que tenham gostado.