Qual o melhor: horde roundcube ou squirrelmail? [2020]

Horde SquirrelMail ou RoundCube são três apps de webmail. Todos eles têm a mesma página de login, se você hospedou seu site no Hostgator,  ou demais hospedagem, confiram o link que eles enviam no momento da contratação de um dos planos, ou acessem: seusite.com/webmail

[lwptoc]

Cada um é diferente do outro, seja no visual ou funções. E hoje, irei detalhar os seus recursos e qual a melhor opção de uso.

Horde

Qual o melhor: horde roundcube ou squirrelmail? [2020]

Horde tem mais recursos: há compatibilidade móvel, possui calendário e organizador de tarefas, filtros personalizados que permite bloquear o recebimento de certos endereços de email, ótimo para evitar SPAM em massa.

Pontos positivos

O visual ganha de lavada, como disse, é bem legal, mas é muito confuso. As vezes não sei onde encontrar aquela mensagem nova. Acima da barra há opções como: Calendário, Contatos, Tarefas e suas anotações.

Para marcar um e-mail na lista negra, basta clicar sobre a mensagem e ir em Outro > Lista negra

Pontos negativos

O Problema do Horde, é que ele abre as mensagens mesmo quando você coloca o e-mail na lista negra, e não é muito bom se houver algum vírus recebido.

Qual o melhor: horde roundcube ou squirrelmail? [2020]

 

Roundcube

Qual o melhor: horde roundcube ou squirrelmail? [2020]

O Roundcube é o melhor de todos na minha opinião. Seu visual é bem simples, e isso facilita na leitura e no envio de e-mails.

Pontos positivos

Bom, ele possui um filtro personalizado. Como vocês podem ver na imagem, sinalizei alguns emails como SPAM, e eles ficam na cor cinza. Se retornarem o envio com o mesmo endereço, o mesmo será ocultado como indicado.

Para encontrar emails recentes, basta clicar em: Data.

Qual o melhor: horde roundcube ou squirrelmail? [2020]

Além disso, você terá muitas opções, como catálogo de endereços, onde será listado todos os e-mails já enviados, e configurações.

Qual o melhor: horde roundcube ou squirrelmail? [2020]

Nas configurações, será possível editar preferências do usuário, como exibição, criar pastas, calendário e respostas automáticas.

Como utilizo esse serviço de e-mail na minha hospedagem, não encontrei nenhuma desvantagem.

SquirreMail

Qual o melhor: horde roundcube ou squirrelmail? [2020]

SquirreMail é meio estranho, mas bem rápido. Isso porque não há muito o que carregar.

Alguns preferem usá-lo por isso, mas eu não gosto muito do visual do SquirreMail, por isso o RoundCube é a melhor opção.

Qual o melhor: horde roundcube ou squirrelmail? [2020]

O Layout do SquirreMail é muito simplificado, até parece que é compactado para conexões de baixa velocidade. É bem provável, que hospedagens atuais não disponibilizem esse serviço, apenas os dois primeiros, isso porque não há vantagem para utilização.

Pontos positivos do SquirreMail

Visual simples, direto  e rápido, opção para navegar entre caixa de entrada, lixeira e dentre outros. Além disso, navegar por pastas e realizar simples pesquisas rápida.

Pontos negativos

Por ser simples, é confuso. Ele não suporta em diversas hospedagens, e para conseguir navegar corretamente, é preciso que na compactação, imagens não carreguem ou não preencha toda sua tela.

Horde ou Roundcube em 2020 ?

Diante de todas as vantagens e explicações citadas acima, sendo bem exemplicada e rápida, eu recomendo a utilização do Roundcube.

Isso porque ele tem um layout com o melhor qualidade em comparação do Horde, já que o Horde ao clicar em qualquer e-mail, você não será direcionado para abrir em segundo plano ele é aberto automaticamente.

Imagine se eu conter algum link malicioso e você clicar sem querer, pois é, pode ser devastador.

Então, dependendo das sua hospedagem, você pode definir a caixa de entrada recomendada alternando a partir do webmail conforme o indicado no link do início tutorial ou dentro do painel de hospedagem.

Basta acessar e marcar opção para escolher o gerenciador padrão.


Qual o melhor: horde roundcube ou squirrelmail? [2020]

Gostaram do artigo? Então fica a pergunta, qual seu Webmail favorito?

Comente abaixo, e detalhe quais as vantagens pessoais em relação a ambos, e garanta que demais visitantes do OArthur.com saibam a sua opinião sobre esses gerenciadores.

Sobre Arthur Oliveira

Arthur Oliveira, 30 anos. Formado em Marketing e Administrador do OArthur.com Expert em Produtos Diamante no Google Play e Pay. Desde 2011, escrevo sobre tecnologia, dicas e tutoriais para tentar descomplicar a vida dos usuários de dispositivos eletrônicos e web.

6 comentários

  1. Grato por elucidar. Você colocou sua opinião e isso ajuda. Normalmente colocam só as funcionalidades de cada uma mas, para quem não tem parâmetros ou recomendações, é necessária a opinião de quem experienciou.

  2. Boa noite Arthur, tudo bem? Sabe me dizer se o Roundcube há compatibilidade móvel para iOS (iPhone)??

  3. Ótimas dicas Obrigada, tu sabe me dizer com que frequência posso enviar quantidades de e-mail por hora ou por dia noroundcube? quero fazer e-mail market, mas não em massa…

  4. tenho um site fora do ar por falta de pagamento, a pessoa que fez meu site sumiu e nao tem como reativar e nao sei onde ele hospedou, tem como saber onde esta hospedado ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *